quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dicas para a volta às aulas




O reinício das aulas é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos e às novas amizades.
A escola também é lugar para alimentar o sonho, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um. Sugiro algumas dicas para trabalhar estas questões.


Músicas:
As músicas (abaixo) falam de sonhos, da utopia que não podemos perder, do compromisso de viver esta vida com sentido, com amor, com amizade, com desejo de mudar o mundo, tão necessário pra gente não perder o rumo.
Ouvir, cantar e conversar sobre as letras pode render bons debates que, às vezes, convencem mais que mil discursos.
Distribua a letra, cante, proponha reflexões individuais e em grupos, paródias, encenações etc.
Comida
Titãs
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?...
A gente não quer só comida
A gente quer comida,
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
A gente não quer só comida
A gente quer bebida,
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?...
A gente não quer só comer
A gente quer comer
E quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer
Pra aliviar a dor...
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer dinheiro
E felicidade
A gente não quer
Só dinheiro
A gente quer inteiro
E não pela metade...

Coração Civil
Milton Nascimento
Quero a utopia, quero tudo e mais
Quero a felicidade nos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país
Quero a liberdade, quero o vinho e o pão
Quero ser amizade, quero amor, prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada
Os meninos e o povo no poder, eu quero ver
São José da Costa Rica, coração civil
Me inspire no meu sonho de amor Brasil
Se o poeta é o que sonha o que vai ser real
Bom sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal
Sem polícia, nem a milícia, nem feitiço, cadê poder?
Viva a preguiça, viva a malícia que só a gente é que sabe ter
Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida
Eu viver bem melhor
Doido pra ver o meu sonho teimoso, um dia se realizar.
Preserve
Ultramen
Preserve esse sorriso, esse brilho, esse olhar
Preserve o que eu digo, pois não falo por falar
Preserve esse abraço, esse abraço carinhoso
Do jeito que eu acho, pode ser maravilhoso
Preserve tudo isso, tudo isso e mais um pouco
E também tudo aquilo, que matar esse sufoco
Preserve esse aperto de mão meu amigo, meu irmão
E se um irmão por mim perguntar, diga que eu vou estar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a procurar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a te encontrar
Preserve os nossos rios, nosso verde nosso ar
E também tudo aquilo que tiver que preservar
Preserve o que é mato nesse mundo grandioso
Pois muito em breve eu acho, poderá ser valioso.
Conserve tudo, bicho, todo reino animal
Só não conserve o lixo, pátria multinacional
Preserve esse aperto de mão, meu compadre, meu irmão
E se um irmão por mim perguntar, pode ser que eu possa estar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a procurar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a te encontrar.

Filme:
* Sociedade dos poetas mortos

Propõe um outro modelo de aula, em que o estudante é desafiado a buscar e a criar e não apenas a esperar pelo conhecimento.
Assistir ao filme e propor que, em grupos, conversem sobre como gostariam de ser vistos e tratados enquanto estudantes; como gostariam de ser tratados entre os colegas de turma; como gostariam de tratar seus professores; como aprendem melhor.
Pedir que anotem estas idéias e, durante o ano, as retomem com a turma, avaliando dificuldades e conquistas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns professora Gegê, suas dinâmicas são ótimas e nos ajuda muito no dia a dia em sala de aula. Sempre estou em busca de novos recursos e espero poder contar com sua criatividade.
Você é d+++++++++ ....

Unknown disse...

professora Gegê,
Parabéns!exelentes propostas de atividades.
Adoro o que faço:lecionar;porém por questões financeiras tenho que trabalhar o dia todo ,e me esta faltando tempo para preparar minhas aula.
espero que não se importe por eu esta utilizando de sua criatividade.